A cirurgia de redução de estômago traz inúmeros benefícios além da perda de peso e o controle das doenças associadas à obesidade: vida mais longa, mais disposição para os afazeres, entre outros pontos aqui listados
Por Dr. Éder Lago
Aqui no Blog, já comentei sobre quem pode fazer a cirurgia bariátrica . Agora, trago para você os incríveis benefícios desta cirurgia para quem está apto a passar por ela.
A perda de peso em si e o controle das doenças associadas à obesidade já representam enormes ganhos para a saúde do paciente que fez a cirurgia bariátrica. Mas além disso, estudos científicos indicam um aumento do tempo de vida após essa perda de peso por causa da cirurgia de redução do estômago. E abaixo, destaco alguns pontos bem importantes em decorrência desse emagrecimento:
- Melhora do diabetes tipo 2;
- Diminuição do uso de medicamentos para as doenças associadas à obesidade, como o próprio diabetes e a hipertensão;
- Melhora das alterações renais;
- Melhora geral da qualidade de vida: mais disposição para atividades físicas e vida sexual;
- Ganho de saúde nas articulações;
- Diminuição e até eliminação da apneia do sono, muito frequente na pessoa com obesidade;
- Melhora geral da saúde mental. E aqui quero discorrer um pouco mais...
Com a perda de peso proporcionada pela bariátrica e o correto acompanhamento pós-cirúrgico, existem melhoras significativas da saúde mental, sendo uma delas a autoestima, que, consequentemente fará o paciente interagir mais nas relações sociais.
O manejo do tratamento da ansiedade e depressão, que muitas vezes acometem parte dos pacientes antes da cirurgia, fica mais fácil. Isso porque as doses medicamentosas são melhor absorvidas e também porque esses distúrbios de comportamento tendem a se atenuarem após a modificação corporal e a perda de medos (como o medo de morrer de infarto em decorrência do excesso de peso, por exemplo).
Com a perda de peso, o sono melhora de maneira muito significativa, o que contribui para os quadros de humor e de melhoras glicêmicas no caso da pessoa com diabetes. O paciente se sente menos cansado, mais disposto e feliz.
O tratamento após a cirurgia bariátrica
Um alerta importante: a manutenção do acompanhamento da equipe multidisciplinar no pós-operatório é fundamental para o sucesso do tratamento, ou seja, para garantir todos os benefícios listados acima.
Vale sempre lembrar que a bariátrica é uma ferramenta, muito efetiva, para o tratamento da obesidade, mas não é a solução em si para a doença. O paciente que passou pela bariátrica precisa ter um acompanhamento nutricional contínuo e, nos casos de quem apresentava ansiedade e depressão antes da cirurgia, o psicólogo e o psiquiatra também devem permanecer no radar desse tratamento pós-cirúrgico, sem falar no endocrinologista. Lembre-se sempre disso, ok?