Inflamação de causas variadas, a esofagite eosinofílica impacta na qualidade de vida e o gastroenterologista tem papel fundamental no controle da doença Por Dr. Éder Lago
A esofagite eosinofílica é uma condição inflamatória do esôfago, que é a parte do sistema digestivo que conecta a boca ao estômago. Ela é caracterizada pelo acúmulo de um tipo específico de célula inflamatória chamada eosinófilo na mucosa esofágica.
As causas da esofagite eosinofílica são variadas e ainda não completamente compreendidas, mas podem incluir:
- Alergias alimentares: muitas pessoas com esofagite eosinofílica apresentam reações alérgicas a alimentos específicos, como leite, soja, trigo, ovos, peixe ou frutos do mar.
- Sensibilidade alimentar: algumas pessoas com esofagite eosinofílica podem apresentar sensibilidade a alimentos sem ter uma reação alérgica verdadeira.
- Refluxo gastroesofágico: o refluxo de ácido do estômago para o esôfago pode causar inflamação e danos à mucosa esofágica, levando à esofagite eosinofílica em alguns casos.
- Fatores genéticos: estudos sugerem que a esofagite eosinofílica pode ter uma predisposição genética.
Os sintomas da esofagite eosinofílica podem incluir dificuldade para engolir, dor no peito, refluxo ácido, náusea e vômito...são bem incômodos e comprometem a qualidade de vida da pessoa.
O diagnóstico é feito por um gastroenterologista e o exame que usamos é a endoscopia digestiva alta com biópsia, que mostra a presença de eosinófilos na mucosa esofágica. Muitas vezes o alergista e imunologista também participa deste diagnóstico, em razão da alergia alimentar.
O tratamento da esofagite eosinofílica pode envolver medicamentos anti-inflamatórios, dieta de eliminação de alimentos alergênicos ou sensíveis, dilatação esofágica, terapia de supressão ácida ou uma combinação dessas abordagens. O objetivo é controlar a inflamação e prevenir complicações como estreitamento do esôfago ou perfuração esofágica.
Prevenção é sempre importante, portanto, lembre-se de incluir o gastroenterologista na sua rotina de check-up para conferir se seu esôfago vai bem.